quinta-feira, 19 de junho de 2008

Catedral Basílica Menor de Curitiba

Teodoro de Bona

Para aqueles que assistiram com atenção as imagens da feira do Largo da Ordem, puderam observar imagens da principal Igreja de Curitiba, que fica na Praça Tiradentes. O Santuário é considerado por historiadores como o berço histórico da capital do Paraná. Reza a lenda, que a cidade nasceu onde exatamente fica a Catedral Basílica Menor, quando o cacique Tindiqüera escolheu o local para que os primeiros habitantes da cidade recém fundada, construíssem casas para viver. Antes desse acontecimento, os não-índios viviam acampados as margens do rio Atuba, atual Bairro Alto.
Carlos Gomes O local mudou de nome por três vezes. Primeiro era chamado de Largo da Matriz, mas com a visita da família imperial em 1880, passou a se chamar Largo Dom Pedro II.
Com a queda do império e a entrada do regime republicano do Marechal Floriano Peixoto, os curitibanos resolvem mudar o nome do lugar para Praça Tiradentes, em 1889.
A utilização do nome do herói Tiradentes, faz com que a praça vire um local onde mais se encontra estátuas de personagens históricos do Brasil.
No começo do século XVIII a cidade de Curitiba não tinha uma Igreja pomposa como as de outra cidades do Brasil. A catedral Basílica Menor de Curitiba que conhecemos hoje, era na época uma pequena capela de madeira muito freqüentada por imigrantes poloneses. Mas em 1715, autoridades curitibanas resolveram eleva-la à primeira Igreja Matriz
da cidade. A atual Igreja foi reconstruída e inaugurada em 1893 em estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona, que hoje não existe mais, portanto, a Catedral curitibana é a única no mundo que segue os traços do antigo Santuário Catalão, que foi demolido em 1875. 18 anos mais tarde a Catedral Basílica Menor de Curitiba estava pronta.

Caio de Alencar

Nenhum comentário: