quinta-feira, 19 de junho de 2008

Formando um povo

Engana-se quem pensa que o Largo da Ordem resume-se apenas em bares, botecos, góticos e hippies. (O espaço da diversão em bares será tratado pelo colega de blog Eduardo) O lugar é considerado um verdadeiro refúgio cultural, e é um importante ponto turístico da cidade de Curitiba para outros brasileiros, ou até mesmo estrangeiros, que aprendem sobre a mais importante cidade do Sul do Brasil, cidade que muitas vezes, foi um refúgio para os mesmos em épocas de conflitos no velho continente, pelo menos, é o que pensa esse paulistano que aqui escreve.
O Largo da Ordem é uma mistura estrangeira, encontramos várias culturas de países europeus que se ligam as africanas. Será que é possível unirmos a tradição alemã e polonesa? Passe no Largo da Ordem que lá você encontra! Também há várias construções típicas de nossa pátria mãe Portugal, e é claro traços da cultura africana, que muito ajudou a construir o Brasil de hoje. No Largo da Ordem é comum observarmos galerias de arte, sebos, monumentos com arquitetura arrojada, bares, espaço para exposições e artesanato dividirem o mesmo espaço! Em Curitiba, podemos dizer que todas as culturas da Europa ligadas às africanas estão presentes, elas se fundem e formam esse maravilhoso povo, o curitibano, que muitos dizem ser “frio”, mas que conseguindo sua confiança e amizade, nunca o abandonam. Talvez o Largo da Ordem explique aos não curitibanos o verdadeiro jeito de ser do povo de Curitiba.
Problemas do Largo da Ordem
Mesmo acolhendo democraticamente diferentes “tribos” nem tudo são maravilhas no berço da capital paranaense. O Largo da Ordem sofre com a precariedade da segurança, pichações e abandono das construções mais antigas. Infelizmente o tráfico de drogas e a violência destroem um pouco esse importante pedaço da história do Brasil e a polícia do Paraná como no resto do país não está preparada para contornar o assunto.
Artesanato
Além de descontração e entretenimento, o Largo também é o ganha pão de muitas pessoas que dependem dos trabalhos alternativos, como o artesanato. Com as habilidades artesanais garantem a renda para sustento da família.
É dessa mistura de arte, antiguidade e bares que descontraí e oferece oportunidades, que só o Largo da Ordem proporciona em Curitiba.
Caio de Alencar

Nenhum comentário: