quarta-feira, 18 de junho de 2008

Largo da Ordem: Breve histórico

Paul Garfunkel
O bairro de São Francisco em Curitiba, passou por várias transformações. Desde o ano de 1752 com a transferência da igreja localizada no antigo Pátio de Nossa Senhora do Terço aos franciscanos, o local foi renomeado mais três vezes.
Com a mudança do santuário, o curitibano passou a chamar o lugar de Pátio de São Francisco das Chagas. 112 anos mais tarde, outra mudança! Em 1860 era conhecida como Largo da Ordem Terceira de São Francisco, e mais adiante no tempo à tradição popular curitibana encurtou o nome do local para Largo da Ordem. Prefeitura
Delimitação
Em 1971 o bairro de São Francisco delimitou o conjunto de edificações mais antigas de Curitiba. Nas imediações estão; a Casa Romário Martins, construída no século XVIII, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do ano de 1737, a Casa Vermelha, de origem alemã, e construções da segunda metade do século XIX, que postaremos mais adiante no blog.
Falar do bairro de São Francisco em Curitiba sem mencionar o Largo da Ordem é um insulto para o curitibano. O nome oficial do local é Largo Coronel Enéas, em homenagem ao coronel Benedito Enéas de Paula, essa última mudança de nome ocorreu em 1917 e perdura até hoje.
Caio de Alencar

Nenhum comentário: