quinta-feira, 19 de junho de 2008

Feirinha do Largo

No início da década de 70 a feira idealizada por alguns poucos artistas da cidade e originalmente instalada na praça Zacarias, foi transferida para o Largo da Ordem. A feira era conhecida, porém, ainda estava por alcançar umagrande representação e reconhecimento na cidade de Curitiba.O planejado era que a feirinha fosse do Largo à Praça Garibaldi, mas em 1997 já havia se expandido todo o percurso da Rua Barão do Cerro Azul até a Rua Nestor de Castro, e já ocupava parte das ruas Mateus Leme e 13 de maio. Foi aí quede "feirinha" ela passou a ter apenas o nome.


Hoje a feira conta com mais de 700 artesãos autorizados, sendo que 70%deles vivem exclusivamente da renda destes domingos.Conhecida no início como "Mercado das Pulgas", hoje a Feirinha é um dos orgulhos do povo curitibano. É uma parte dacidade conhecida como o "rebuliço cultural", na verdade, todo o Largo da Ordem é conhecido assim. Ali, alunos daEscolhinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná montaram um atelier, os alunos de jornalismo da UFPR distribuem seu jornal mimeografado.

A população possui um carinho especial tão grande pela Feirinha, que em 91, quando o vereador Doático Santos tentouaprovar um projeto que vetava o evento, uma mobilização, liderada pela Associação de Artesãos de Curitiba, impediuque o projeto vingasse.Além dos produtos artesanais que são contemplados e comprados, também existem diversos músicos que se apresentam na feira como os grupos de choros e os conjuntos latino-americanos. A gastronomia também está presente, em diversasbarracas com comidas tipicamente brasileira.

A Feirinha funciona todos os domingos das 09:00 às 14:00 horas. Garantimos que este "rebuliço cultural" vai te encantar.


Jaquelyne Carlin

Nenhum comentário: